Cafeína e sua periculosidade

15 abr

Era de se esperar que eu fizesse esse tópico. Vamos entender um pouco mais sobre essa doce desconhecida chamada Cafeína.

A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238 °C e sublimam a 178 °C, em condições normais de temperatura e pressão. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo.

Ao contrário do que muitos imaginam, a caféina não é encontrada apenas nas sementes de café. Além da abençoada semente,  a cafeína é encontrada no chá preto, chá mate, em bebidas a base de cola, guaraná e até no chocolate que você ganhou de páscoa.

Como é de conhecimento geral, a cafeína é um ótimo estimulante. Seja para ajudar você acordar ou evitar dormir. Ela age no seu sistema nervoso, por isso é tão eficaz e por isso é tão perigosa.

Sabe quando Tony Stark em “Homem de Ferro 2” percebe que a tecnologia que o está mantendo vivo também está o matando?

Certas vezes, o relacionamento “Pessoa X Cafeína” pode chegar em algo parecido. Claro que a cafeína dificilmente o ajudará a usar uma armadura e sair por aí combatendo vilões, mas ela pode se virar contra você.

A cafeína além estimular seu cérebro a acordar, pode (da mesma forma que o Soro do Super-Soldado usado no Capitão América) multiplicar o que há de mau em você. Não, não creio que você vá se tornar um assassino por uma alta dose de caféina no sangue. Quero dizer que se você não está em um bom dia, está nervoso, irritado, pensando em jogar seu chefe do 14º andar e tal, a cafeína pode aumentar essas sensações e você pode realmente jogar seu chefe do 14º andar.

Você também pode adquirir uma insônia graças a cafeína. Se isso acontecer, lhe recomendo a leitura da série O Mochileiro das Galáxias. Era ler duas páginas que eu começava a dormir como um bebê feliz.

Claro que assim como todas as coisas boas do mundo, a cafeína pode causar uma dependência. Isso não significa algo necessariamente ruim. Se você não enlouquecer e começar a tomar 8 xícaras por hora, está tudo bem. Mas caso você enlouqueça, comece a tomar 8 xícaras por hora, acabe percebendo que está errado e decida parar, você pode morrer. Sim, você quer o quê? Está consumindo uma substância que tem o poder de deixar seu sistema nervoso mais ligado que o Reator Ark das Industrias Stark.

Impressionante como estou inserindo citações de filmes de personagens da Marvel nesse post. Acho que é a proximidade de Os Vingadores.

Claro que apenas um idiota (ou eu de castigo quando tinha sete anos ou uma pessoa mantida em cativeiro, sei lá) deixaria de consumir uma substância altamente poderosa de uma unica vez. O ideal seria ir diminuindo a quantidade dela dia após dia.

Estou falando muito do lado negativo dela.

Esqueço de comentar o quanto é agradável a sensação de acordar cedo, saber que tem um dia inteiro de trabalho pela frente e dar um gole numa xícara quente de cafe. Esqueço de comentar o quanto é eficaz tomar uma xícara de café antes de estudar. Esqueço de comentar o quanto é formidável estar assistindo Friends e saboreando uma xícara de café. Ah.

Ah, se vire. Faça o que achar melhor, mas não jogue seu chefe do 14º andar. Eu continuarei bebendo meu café. e usando de uma bela frase popular “se num aguenta, bebe leite”.